23 de junho de 2024

Temperaturas da semana chegam a 45°C pelo Brasil; RS terá chuva – Metrópoles

 Temperaturas da semana chegam a 45°C pelo Brasil; RS terá chuva – Metrópoles
Compartilhe


Metropóles
atualizado
Uma onda de calor, causada por uma massa de ar quente, deve tomar conta do Brasil nos próximos dias, principalmente na segunda metade desta semana. O Distrito Federal e os estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão se preparam para temperaturas acima dos 40°C.
Por outro lado, a passagem de mais uma frente fria aumenta as chances de formação de nuvens de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul também podem receber as precipitações, mas as chances de isso acontecer e o nível das chuvas são bem menores.
O Inmet recomenda que a população do DF beba bastante líquido e evite desgaste físico nas horas mais secas Hugo Barreto/Metrópoles
Dia de sol em São Paulo; frequentadores no Parque Augusta aproveitam o sol em gramado Rovena Rosa/Agência Brasil
As principais recomendações da Defesa Civil para o período são para que a população evite a prática de atividades ao ar livre das 10h às 17h Igo Estrela/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Em razão do período seco, é importante aumentar a hidratação Vinícius Schmidt/Metrópoles
Altas temperaturas favorecem incêndios e doenças respiratórias Vinícius Schmidt/Metrópoles
Mas o destaque da semana realmente vai para as altas temperaturas. Os meteorologistas apontam a falta de chuva para Rio de Janeiro, Vitória, em Belo Horizonte e grande parte de Minas Gerais. Em pontos específicos, há chance de chuva. Em São Paulo, os termômetros vão marcar acima de 35 °C, com possibilidade de os 40°C serem atingidos.
O mesmo acontece no Centro-Oeste. No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, são esperadas temperaturas entre 40°C e 45°C. “O nível de calor esperado para os próximos dias em muitas áreas do território brasileiro atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulnerável, como enfermos e idosos”, adverte a MetSul Meteorologia.
Nas regiões Norte e Nordeste, segundo o site Climatempo, o calorão continua. Haverá pancadas de chuvas em áreas localizadas, como o litoral do Maranhão até o norte do Ceará, assim como Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.
Este início de semana continua sendo de atenção para o Rio Grande do Sul, com nova frente fria sendo esperada. Para piorar, a circulação de ventos faz com que cresça a possibilidade de temporais, chuva volumosa e persistente no oeste e sul gaúchos.
“Na capital, o Sol ainda consegue aparecer, com bastante nebulosidade, mas a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia. Só na Região Serrana e no extremo norte do RS que as pancadas ainda intercalam períodos de melhoria”, aponta o Climatempo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Todos os direitos reservados
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

source